O que é a Web 3.0

O que é a Web 3.0

Web3 (também conhecido como Web 3.0 é uma ideia para uma nova iteração da World Wide Web que incorpora conceitos como descentralização, tecnologias blockchain e economia baseada em tokens. Alguns tecnólogos e jornalistas a compararam com a Web 2.0, onde dizem que os dados e o conteúdo são centralizados em um pequeno grupo de empresas às vezes chamadas de ” Big Tech “. O termo “Web3” foi cunhado em 2014 pelo cofundador da Ethereum, Gavin Wood, e a ideia ganhou interesse em 2021 a partir da criptomoeda entusiastas, grandes empresas de tecnologia e empresas de capital de risco.

Alguns comentaristas argumentam que a Web3 fornecerá maior segurança de dados, escalabilidade e privacidade para os usuários e combaterá a influência de grandes empresas de tecnologia.

Jack Dorsey

Outros levantaram preocupações sobre uma web descentralizada, citando o potencial de baixa moderação e a proliferação de conteúdo nocivo, a centralização da riqueza para um pequeno grupo de investidores e indivíduos, ou a perda de privacidade devido para uma coleta de dados mais ampla. Outros, como Elon Musk e Jack Dorsey, argumentaram que a Web3 serve apenas como palavra da moda ou termo de marketing.


Plano de fundo

Web 1.0 e Web 2.0 referem-se a eras na história da World Wide Web à medida que evoluiu através de várias tecnologias e formatos. A Web 1.0 refere-se aproximadamente ao período de 1991 a 2004, onde a maioria dos sites consistia em páginas estáticas e a grande maioria dos usuários eram consumidores, não produtores, de conteúdo. A Web 2.0 é baseada na ideia de “a web como plataforma” e centra-se no conteúdo criado pelo usuário enviado para fóruns, redes sociais e serviços de rede, blogs e wikis, entre outros serviços. A Web 2.0 é geralmente considerada como tendo começado por volta de 2004 e continua até os dias atuais.


Terminologia 

Web3 é diferente do conceito de 1999 de Tim Berners-Lee para uma web semântica. Em 2006, Berners-Lee descreveu a web semântica como um componente da Web 3.0, que é diferente do significado da Web3 em contextos de blockchain.

O termo “Web3” foi cunhado pelo fundador da Polkadot e cofundador da Ethereu , Gavin Wood , em 2014, referindo-se a um “ecossistema online descentralizado baseado em blockchain”. Em 2021, a ideia da Web3 ganhou popularidade. O interesse particular aumentou no final de 2021, em grande parte devido ao interesse de entusiastas de criptomoedas e investimentos de tecnólogos e empresas de alto nível. Executivos da empresa de capital de risco Andreessen Horowitz viajaram para Washington, DC em outubro de 2021 para fazer lobby pela ideia como uma solução potencial para questões sobre a regulamentação da web, com as quais os formuladores de políticas têm lidado.

Alguns escritores que se referem ao conceito descentralizado geralmente conhecido como “Web3” usaram o termo “Web 3.0”, levando a alguma confusão entre os dois conceitos. Além disso, algumas visões da Web3 também incorporam ideias relacionadas à web semântica.


Conceito 

Visões específicas para Web3 diferem, e o termo foi descrito pela Bloomberg como “nebuloso”, mas giram em torno da ideia de descentralização e muitas vezes incorporam tecnologias blockchain, como várias criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs). A Bloomberg descreveu a Web3 como uma ideia que “construiria ativos financeiros, na forma de tokens, no funcionamento interno de quase tudo o que você faz online”. Um resumo de política publicado pelo Instituto Bennett de Políticas Públicas da Universidade de Cambridge definiu a Web3 como “a suposta próxima geração da infraestrutura técnica, legal e de pagamentos da web – incluindo blockchain, contratos inteligentes e criptomoedas”. Três capacitadores arquiteturais fundamentais da Web3 foram identificados como uma combinação de plataformas descentralizadas ou federadas, interoperabilidade segura e computação verificável por meio de tecnologias de contabilidade distribuída.

Algumas visões são baseadas no conceito de organizações autônomas descentralizadas (DAOs). O financiamento descentralizado (DeFi) é outro conceito-chave; nele, os usuários trocam moeda sem envolvimento do banco ou do governo. [5] A identidade auto-soberana permite que os usuários se identifiquem sem depender de um sistema de autenticação como o OAuth, no qual uma parte confiável deve ser contatada para avaliar a identidade. [28] Estudiosos de tecnologia argumentaram que a Web3 provavelmente funcionaria em conjunto com sites Web 2.0, com sites Web 2.0 provavelmente adotando tecnologias Web3 para manter seus serviços relevantes.


Recepção 

Tecnólogos e jornalistas descreveram a Web3 como uma possível solução para as preocupações sobre a centralização excessiva da web em algumas empresas “Big Tech”.  Alguns expressaram a noção de que a Web3 poderia melhorar a segurança de dados, escalabilidade e privacidade além do que é atualmente possível com plataformas Web 2.0. A Bloomberg afirma que os céticos dizem que a ideia “está longe de provar seu uso além de aplicativos de nicho, muitos deles ferramentas destinadas a traders de criptomoedas”. O New York Times informou que vários investidores estão apostando US$ 27  bilhões que a Web3 “é o futuro da internet”.

Algumas empresas da Web 2.0 , incluindo Reddit e Discord , exploraram a incorporação de tecnologias Web3 em suas plataformas. Em 8 de novembro de 2021, o CEO Jason Citron twittou uma captura de tela sugerindo que o Discord poderia estar explorando a integração de carteiras de criptomoedas em sua plataforma. Dois dias depois, e após uma forte reação dos usuários, Discord anunciou que não tinha planos de integrar tais tecnologias e que era um conceito apenas interno que havia sido desenvolvido em um hackathon em toda a empresa.

Alguns juristas citados pelo The Conversation expressaram preocupação com a dificuldade de regular uma web descentralizada, que, segundo eles, pode dificultar a prevenção de crimes cibernéticos, assédio online, discurso de ódio e a disseminação de imagens de abuso infantil. Mas, o site de notícias também afirma que “[web descentralizada] representa as visões ciber-libertárias e as esperanças do passado de que a internet pode capacitar as pessoas comuns, quebrando as estruturas de poder existentes”. Alguns outros críticos da Web3 veem o conceito como parte de uma bolha de criptomoeda, ou como uma extensão de tendências baseadas em blockchain que eles consideram exageradas ou prejudiciais, principalmente NFTs. Alguns críticos levantaram preocupações sobre o impacto ambiental das criptomoedas e NFTs. As criptomoedas variam em eficiência, com a prova de participação tendo sido projetada para consumir menos energia do que a prova de trabalho mais amplamente utilizada, embora haja desacordo sobre o quão seguro e descentralizado isso é na prática. Outros expressaram crenças de que a Web3 e as tecnologias associadas são um esquema de pirâmide.

Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter, descartou a Web3 como um “brinquedo dos capitalistas de risco”. Dorsey opinou que a Web3 não democratizará a internet, mas transferirá o poder de players como o Facebook para fundos de capital de risco como Andreessen Horowitz.

Em 14 de dezembro de 2021, a engenheira de software Molly White lançou o Web3 Is Going Just Great, um site que documenta “golpes, esquemas e truques proeminentes” envolvendo criptomoeda e Web3.



Referências 

  1.  Edelman, Gilad. “O que é Web3, afinal?” Com fioISSN 1059-1028. Recuperado em 3 de dezembro de 2021.
  2. ^Saltar para:b Alford, Harry (16 de setembro de 2021). “A colaboração em rede da Crypto impulsionará a Web 3.0”TechCrunch . Recuperado em 9 de novembro de 2021.
  3. ^Saltar para:b Khoshafian, Setrag (12 de março de 2021). “Pode a Real Web 3.0 se levantar?” RTInsights. Recuperado em 9 de novembro de 2021.
  4.  Fenwick, Mark e Jurcys, Paulius, The Contested Meaning of Web3 and Why it Matters for (IP) Lawyers (27 de janeiro de 2022). Disponível em SSRN: https://ssrn.com/abstract=4017790 ou http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4017790
  5. ^Saltar para:h Mak, Aaron (9 de novembro de 2021). “O que é Web3 e por que todas as pessoas de criptografia de repente estão falando sobre isso?” Ardósia . Recuperado em 9 de novembro de 2021.
  6. ^Saltar para:d Read, Max (24 de outubro de 2021). “Por que seu bate-papo em grupo pode valer milhões”Inteligência . Recuperado em 9 de novembro de 2021.
  7. ^ Harbinja, Edina; Karagiannopoulos, Vasileios (11 de março de 2019). “Web 3.0: a web descentralizada promete tornar a internet gratuita novamente” . A Conversa . Recuperado em 9 de novembro de 2021 .
  8. ^Saltar para:c Harbinja, Edina; Karagiannopoulos, Vasileios (11 de março de 2019). “Web 3.0: a web descentralizada promete tornar a internet gratuita novamente”A Conversa . Recuperado em 9 de novembro de 2021.
  9. ^Saltar para:b Kastrenakes, Jacob (21 de dezembro de 2021). “Jack Dorsey diz que os VCs realmente possuem o Web3 (e os impulsionadores do Web3 são muito loucos por isso)”A Verge.
  10. ^Saltar para:b “As pessoas estão falando sobre Web3. É a Internet do futuro ou apenas um chavão?” NPR.org. Recuperado em 21 de janeiro de 2022.
  11. ^Saltar para:b Locke, Taylor (20 de dezembro de 2021). “Para Elon Musk, a Web3 parece mais uma ‘palavra da moda de marketing’ do que uma realidade”CNBC. Recuperado em 24 de dezembro de 2021.
  12. “Jack Dorsey agita alvoroço por dispensar Web3 como um brinquedo de capitalistas de risco” . Bloomberg . com . 21 de dezembro de 2021 . Recuperado em 5 de julho de 2022 .
  13.  Macaulay, Thomas (21 de dezembro de 2021). “Elon Musk e Jack Dorsey estão certos em levantar preocupações sobre a Web3” . TNW | Hardfork . Recuperado em 18 de abril de 2022 .
  14. ^ Cormode, Graham; Krishnamurthy, Balachander (2 de junho de 2008). “Principais diferenças entre Web 1.0 e Web 2.0” . Primeira segunda-feira . 13 (6). Arquivado do original em 25 de outubro de 2012 . Recuperado em 9 de novembro de 2021 .
  15. ^ Carter, Jamie (18 de abril de 2015). “De volta ao básico: a Web 1.0 está voltando?” Tech Radar . Recuperado em 12 de dezembro de 2021 .
  16. ^Saltar para:b Hosch, William L. (7 de setembro de 2017). “Web 2.0”Enciclopédia Britânica . Recuperado em 9 de novembro de 2021.
  17. ^ Hosch, William L. (7 de setembro de 2017). “Web 2.0” . Enciclopédia Britânica . Recuperado em 12 de dezembro de 2021 .
  18. O’Reilly, Tim (30 de novembro de 2005). “O que é Web 2.0” . O’Reilly . Arquivado a partir do original em 24 de abril de 2013 . Recuperado em 9 de novembro de 2021 .
  19.  Shannon, Victoria (23 de maio de 2006). “Uma Web ‘mais revolucionária'” . International Herald Tribune . Recuperado em 9 de novembro de 2021 .
  20.  Shannon, Victoria (23 de maio de 2006). “Uma Web ‘mais revolucionária'” . International Herald Tribune . Recuperado em 26 de junho de 2006 .
  21.  Nield, David (14 de dezembro de 2021). “O que é Web3 e por que você deveria se importar?” Gizmodo . Recuperado em 19 de dezembro de 2021 .
  22. ^Saltar para:b Feiner, Lauren (13 de outubro de 2021). “A proeminente empresa de capital de risco do Vale do Silício, Andreessen Horowitz, embarca em um grande impulso de política de criptomoedas em Washington”CNBC . Recuperado em 9 de novembro de 2021.
  23. ^Saltar para: ab Zarrin , Javad; Wen Phang, Hao; Babu Saheer, Lakshmi; Zarrin, Bahram (15 de maio de 2021). “Blockchain para descentralização da internet: perspectivas, tendências e desafios”Computação em Agrupamentos . 24(4): 2841-2866. doi:10.1007/s10586-021-03301-8ISSN1573-7543PMC 8122205 . PMID34025209.   
  24. ^Saltar para:b Kharif, Olga (10 de dezembro de 2021). “O que você precisa saber sobre a Web3, a tentativa da Crypto de reinventar a Internet”Bloomberg . Recuperado em 12 de dezembro de 2021.
  25. “Cripto, Web3 e o Metaverso” (PDF) . Instituto Bennett de Políticas Públicas . Recuperado em 26 de junho de 2022 .
  26. ^ Liu, Zhuotao; Xiang, Yangxi; Shi, Jian; Gao, Peng; Wang, Haoyu; Xiao, Xusheng; Wen, Bihan; Li, Qi; Hu, Yih-Chun (2021). “Faça Web3.0 Conectado” . Transações IEEE em Computação Confiável e Segura : 1–1. doi : 10.1109/TDSC.2021.3079315 . ISSN 1941-0018 . 
  27.  Roose, Kevin (5 de novembro de 2021). “Cripto é legal. Agora pegue o iate” . O New York Times . ISSN 0362-4331 . Arquivado do original em 5 de novembro de 2021 . Recuperado em 9 de novembro de 2021 . 
  28. ^ Meunier, Thibault; Jo, In-Young (1 de outubro de 2021). “Web3 — Uma visão para uma web descentralizada” . O Blog Cloudflare . Cloudflare . Recuperado em 9 de novembro de 2021 .
  29. “As pessoas estão falando sobre Web3. É a Internet do futuro ou apenas um chavão?” NPR.org . Recuperado em 21 de janeiro de 2022 .
  30. “Bem-vindo ao ‘Web3.’ O que é isso?” O New York Times . 5 de dezembro de 2021. Arquivado a partir do original em 28 de dezembro de 2021 . Recuperado em 16 de dezembro de 2021 .
  31. ^ Goodkind, Nicole (6 de dezembro de 2021). “O que é Web3?” Fortuna . Recuperado em 16 de dezembro de 2021 .
  32. ^Saltar para:c Hatmaker, Taylor (9 de novembro de 2021). “NFTs e carteiras de criptomoedas podem estar no futuro do Discord”TechCrunch . Recuperado em 9 de novembro de 2021.
  33. ^Saltar para:b Hatmaker, Taylor (10 de novembro de 2021). “Discord faz uma pausa na exploração de criptomoedas e NFTs em meio à reação do usuário”TechCrunch . Recuperado em 12 de novembro de 2021.
  34. “Criptomoeda se torna verde: poderia ‘prova de participação’ oferecer uma solução para problemas de energia?” NBC News . Recuperado em 29 de janeiro de 2022 .
  35.  Londres, Eva Szalay em (19 de janeiro de 2022). “UE deve proibir o modo de mineração de criptomoedas com uso intensivo de energia, diz regulador” . Posto Financeiro . Recuperado em 29 de janeiro de 2022 .
  36. ^ Lin, Connie (21 de janeiro de 2022). “Como limpar a mineração de criptografia – e o que está em jogo se não o fizermos” . Empresa Rápida . Recuperado em 29 de janeiro de 2022 . Ao contrário do espírito do DeFi, [prova de participação] tende à centralização, pois, teoricamente, uma entidade – ou pessoa – cheia de criptomoedas poderia, sozinha, moldar o blockchain.
  37. ^ Kharif, Olga; Mathis, Will; Saul, Josh (8 de novembro de 2021). “O consumo de energia da criptomoeda gera uma alternativa que apenas bebe” . www.bloomberg.com . Recuperado em 29 de janeiro de 2022 . Os críticos dizem que essas alternativas podem ser menos seguras do que a prova de trabalho.
  38.  Vlad Savov (21 de dezembro de 2021). “Jack Dorsey provoca alvoroço ao descartar a Web3 como um brinquedo dos capitalistas de risco” . Bloomberg . Recuperado em 21 de dezembro de 2021 .
  39. ^ Newton, Casey (16 de fevereiro de 2022). “Por que você não pode reconstruir a Wikipedia com criptografia” . A Verge . Recuperado em 16 de fevereiro de 2022 .
  40. ^ Comprovado, Liam (15 de dezembro de 2021). “Web3: A próxima geração da web está aqui… aparentemente” . O Registo . Recuperado em 16 de dezembro de 2021 .
  41. “A exuberância irracional da web3” . TechCrunch . Recuperado em 30 de janeiro de 2022 .
  42. ^ Potts, Jason e Ellie Rennie. “Web3 e as indústrias criativas: como as blockchains estão remodelando os modelos de negócios.” Uma Agenda de Pesquisa para as Indústrias Criativas . Edward Elgar Publishing, 2019. 93-111.
  43. ^ Liu, Zhuotao; Xiang, Yangxi; Shi, Jian; Gao, Peng; Wang, Haoyu; Xiao, Xusheng; Wen, Bihan; Li, Qi; Hu, Yih-Chun (2021). “Faça Web3.0 Conectado” . Transações IEEE em Computação Confiável e Segura : 1–1. doi : 10.1109/TDSC.2021.3079315 . ISSN 1941-0018 . 
  44. ^Saltar para:b Momtaz, Paul P. “Algumas economias muito simples da web3 e do metaverso.” Disponível em SSRN(2022).
  45. ^ Garon J. Implicações legais de um metaverso ubíquo e um futuro Web3. Disponível em SSRN 4002551. 2022.
  46. ^ Werbach, Kevin (2018). O blockchain e a nova arquitetura de confiança . Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. ISBN 978-0-262-03893-5OCLC  1029064460 .
  47. ^ Miller, Ron (14 de dezembro de 2021). “A exuberância irracional da web3 – TechCrunch” . TechCrunch . Recuperado em 16 de dezembro de 2021 .
  48.  Barrett, Brian (8 de janeiro de 2022). “Notícias de segurança esta semana: Norton colocou um Cryptominer em seu software antivírus” . Com fio . Recuperado em 8 de janeiro de 2021 .
  49. ↑ Marlinspike, Moxie (7 de janeiro de 2022). “Minhas primeiras impressões da web3” . Recuperado em 8 de janeiro de 2022 .
  50. ^ Não, Scott. “Web3 não é a utopia descentralizada que lhe foi prometida” . Quartzo . Recuperado em 21 de janeiro de 2022 .

Assine nossa NEWSLETTER e fique por dentro de todos assuntos sobre marketing, design e atualidades que ajudarão alavancar suas vendas!

Assine a Newsletter

    Share this content: