Anúbis – Ilustração

Anúbis – Ilustração

Anúbis era a divindade egípcia considerada o deus dos mortos e o responsável por guiá-los no além. Ele também era incumbido de proteger os túmulos.

Osíris juntou-se com sua irmã Néftis e com ela teve um filho: Anúbis. Enciumado pela quantidade de terras que Osíris governava no Egito, seu irmão Set resolve matá-lo.

No entanto, sua outra esposa-irmã, Ísis, o ressuscita e com a ajuda de Néftis e Anúbis embalsamam o corpo de Osíris. Após ser ressuscitado por Ísis, Osíris passa a viver no submundo. Ali, ele fica encarregado de pesar o coração dos mortos e decidir seu destino.

Anúbis, por sua vez, ficou encarregado de preparar o ritual de morte e embalsamar os corpos. Além disso, ele ficou responsável por guiar a alma dos mortos. Ele possuía alguns sacerdotes que o ajudavam a embalsamar os corpos. Nesses rituais, seus auxiliares utilizavam máscaras de chacais.

Depois de mumificado, o coração do morto era entregue a Anúbis, e da mesma forma que seu pai, ele pesava cada um.

Reza a lenda que, nesse processo ele usava a chamada “pena da verdade”. Se o órgão fosse mais pesado que o objeto, ele era levado para ser devorado por Ammit, o deus leão. Isso porque esse coração mais pesado que a pena estava cheio de maldade.

Se o coração fosse mais leve, certamente ele estava repleto de bondade. Por conseguinte, ele era guiado por Anúbis até o mundo do além, onde governava seu pai, Osíris.

Assine nossa NEWSLETTER e fique por dentro de todos assuntos sobre marketing, design e atualidades que ajudarão alavancar suas vendas!

Assine a Newsletter
newsletter-150x150 Anúbis - Ilustração

    Share this content: