O Google apresentou recentemente o MusicLM, um sistema de inteligência artificial que pode criar músicas a partir de comandos de texto. O MusicLM foi treinado com base em 280 mil horas de música e é capaz de combinar elementos sonoros, instrumentos e gêneros diferentes para criar uma composição musical única. Além disso, a IA é capaz de transformar uma melodia cantarolada ou assobiada em sons de instrumentos.
A ferramenta pode compor músicas a partir de pedidos específicos, como “música eletrônica tocada em videogames” ou “música de meditação ao lado de um rio”. Além disso, o MusicLM também pode compor a partir de pedidos mais abstratos, como “um som que reproduza a experiência de estar perdido no espaço”. A IA também é capaz de criar simulações de vocais humanos, mas ainda apresenta algumas limitações, como a falta de clareza nas palavras e a qualidade do som.

No entanto, o Google admite que a ferramenta ainda tem problemas que precisam ser resolvidos. Algumas composições podem soar estranhas e os vocais tendem a ser incompreensíveis. Além disso, as performances também podem ser repetitivas, o que diferencia as obras humanas. Outro problema importante é o de direitos autorais, já que cerca de 1% das músicas geradas pelo MusicLM foram copiadas diretamente do banco de dados usado para o treinamento da IA.
Por enquanto, o MusicLM ainda não está disponível para o público em geral. A empresa afirmou que o sistema será acessado apenas por pesquisadores que estão desenvolvendo inteligências artificiais para o setor musical. Além disso, a empresa também disponibilizou um conjunto de dados com cerca de 5,5 mil exemplos de geração de música por texto para ajudar no treinamento e avaliação de outras IAs musicais. Confira aqui.
Assine nossa NEWSLETTER e fique por dentro de todos assuntos sobre marketing, design e atualidades que ajudarão alavancar suas vendas!

Deixe uma resposta